segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Receita - Brioche Bouchty


Queria algo para a barriguinha das minhas crias.
Algo que os reconfortasse num domingo cinzento e chuvoso que os "prendeu" em casa.
Como eu me sinto feliz ao vê-los brincar lá fora!

Fui á procura em português, em francês... até que encontrei a receita de uma brioche que me parecia deliciosa.

A minha amiga bimby sempre pronta e mãos á obra!

A brioche bouchty estava pronta!!




Ingredientes:

100g de leite
20g de fermento de padeiro fresco

60g açucar em pó (pode ser açucar normal)
500g farinha tipo 45
2 ovos
200g crème fraîche
1 colher de café de sal
1 colher de café de extracto de baunilha ou 1 pacotinho de açucar baunilhado
Açucar em pó para polvilhar 


Juntar o leite, os ovos e o fermento (desfeito em migalhas) dentro do copo.
Programar 2min/37C/vel.2
Juntar a farinha, o açucar, o sal, o extracto ou açucar baunilhado, et a crème fraîche.
Programar 5min/espiga.
Se parecer liquida adicionar mais um pouco e programar mais um minuto. Eu juntei mais um bocadinho para a massa "descolar" do copo.
Meter a massa numa taça e tapar com um pano. Deixar repousar durante 1h30 (eu meti tapadinha no forno desligado mas pré-aquecido a 40C durante 1h).
Destapar e dar um murro na massa para tirar o ar, esta baixa de tamanho mas é normal.
Por farinha na bancada e dividir a massa em bolas de +/- 40g cada.
Dispor as bolas umas ao lado das outras sem as apertar dentro de um tabuleiro ou forma redonda sem fundo (a grelha do forno serve de fundo).
Forrar o tabuleiro com papel vegetal ou a grelha do forno se usar uma forma sem fundo.

Tapar novamente com um pano e deixar repousar 1h a temperatura ambiente ( eu meti mais uma vez dentro do forno pré-aquecido e durante 30min).

Levar ao forno durante 25/30min a 150C.
Deixar arrefecer e polvilhar com açucar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário