domingo, 14 de setembro de 2014

Os domingos, o brunch e eles!

Desde que construímos a nossa familia que o domingo sempre foi dia de nos aproveitarmos uns aos outros, tenhamos amigos cá em casa ou não.
É aquele dia em que trocamos energias, em que nos alimentamos do amor que sentimos uns pelos outros e da sensação de não querer saber do mundo lá fora nem daquilo que nos espera durante a semana que está a bater á porta!


Domingo é isto, levantar tarde com a Mãe já na cozinha, beberem um copo de leite e dizer que não querem mais nada porque a Mãe está a acabar o "pecalmoço".
São 11h/11h30, tudo se senta á mesa, há sopa e apesar de ser cedo, comem-na como se de uma sobremesa se tratasse.
Nota-se a felicidade de terem tudo ali á mão sem pensarem no que podem ou não comer, se em primeiro ou em último, é como apetece, porque ao domingo, podem!


Não pensem que me levanto de madrugada e que ando numa correria, não, nada disso!
Eram 22h no sábado, estavam já as pulgas na cama, cozinha arrumada (obrigada bimby, já não sujo 1/3 da loiça) e uma tarte de limão merengada no forno. Pode existir mil e uma dietas mas este será sempre o meu pecado. Aquele sabor do limão derrete-me!
Para a mesa trouxe também a "delícia de chocolate" que sobrou do jantar de ontem.
Uma manga que cortei aos "cadadinhos", uns tomates cereja que eles adoram comer em espetadas com bolinhas de mozzarella, temperados com um fio de azeite e muitas folhinhas de manjericão.
Enquanto me "divertia" a fazer as espetadas, esperava que a massa do pão de água levedasse. Bolinhas acabadas de fazer é o ponto alto de um bom pequeno-almoço, brunch!


Enquanto fazia a sopa de grão na bimby lembrei-me que desta vez não seriam nem os ovos sanduiche nem os ovos com espinafres que iriam para a mesa!
Seriam aqueles com bacon que já não comiamos há muito tempo!


Por isso hoje partilho convosco os ovos do brunch de hoje!
E o que é preciso? Aqui vai:

Ingredientes:

Ovos
Queijo ralado
Pão de forma
Fatias de bacon
Pimenta qb

Em cada ramequin (taças pequenas que podem ser levadas ao forno) por uma fatia de pão, e moldar ligeiramente com o formato da taça. 
Enrolar a fatia de bacon e moldar á fatia de pão. Fica tipo um cestinho e nesse "buraco" por queijo ralado a gosto. Por cima dispor um ovo e temperar com pimenta a gosto.

Para cozinhar, podem utilizar a varoma da bimby (enquanto fazem sopa por exemplo) durante 8min/varoma/vel1. Se não tiverem nada no copo, terão de por mais ou menos 700g de água.
Se fizerem mais de três ramequins terão de fazer várias vezes.
Ou então, podem levar ao forno a 180C até a clara do ovo ficar cozinhada.
Podem servir quentes, morno ou até mesmo frios que ficam uma delicia!


Aquilo que faço é cortar umas fatias de pão-de-forma em tirinhas e torrar na torradeira ou no forno, para podermos mergulhar nos ovos.



Espero que gostem tanto quanto nós!

À bientôt!

19 comentários:

  1. Eu não digo?! Sente-se esse amor todo deste lado!!!!! Não havia de ser essa uma casa feliz!!!!! Beijinho doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso é o mais importante de tudo <3
      Beijinho no coração!

      Eliminar
  2. Nada melhor do que um domingo assim... na companhia de quem amamos, com boa comida e a aproveitar o dia de descanso. :)
    Bela sugestão

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Ana, ficamos logo com mais força para abraçar a semana seguinte :)

      Eliminar