domingo, 17 de março de 2013

Bom dia!!! Receita - Panquecas

Hoje foi dia de acordar cedo, cedinho. Será que algum dia conseguirei fazer "la grasse matinée"?!

Há uns anos atrás nas festas da vila onde vivia, havia sempre uma senhora que fazia umas panquecas de formato perfeito e de um sabor que marcou a minha infância. As festas acabaram, a senhora deixou de fazer as panquecas, eu cresci, passei a ser mãe e nunca encontrei uma receita que se aproximasse sequer daquela recordação...

Hoje, ao passear pela net, fui dar de caras com esta receita e digo-vos comecei o domingo da melhor maneira e feliz por ter revivido uma das boas recordações da minha curta infância!

Ahhh e para ajudar ainda lhes juntei do doce da marca Bonne Maman que imaginem só também vem das minhas memórias :)



Ingredientes:
  • 350 gramas de farinha
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 300 ml de leite
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
Modo de preparo:
Num recipiente coloque todos os ingredientes secos (farinha, fermento, açúcar e sal). Mexa bem com uma colher para misturá-los. Faça um buraquinho no centro da tigela e acrescente o leite, ovo e a manteiga derretida. Mexa bem até que tudo fique bem incorporado e a massa homogênea. Use um fouet (batedor de ovo manual) se necessário!
Aqueça uma frigideira e unte com manteiga de modo a que o fundo fique untado. Coloque mais ou menos meia concha da massa e verta no meio da frigideira (não precisa espalhar a massa pela frigideira). Deixe dourar de um lado. Assim que começar a borbulhar a superfície ou quando perceber que a panqueca se soltou do fundo da frigideira, vire-a para fritar do outro lado. Retire e sirva!

Sem comentários:

Enviar um comentário