terça-feira, 30 de abril de 2013

Ainda sobre o filme La Cage Dorée

Lembram-se do meu post anterior onde eu disse que seriamos a risada dos barrigudos da Europa? Hoje ouvi um miúdo a "brincar" com outro que era português em que lhe dizia "tu veux des cacahuètes???" e desatou-se a rir.
Para quem não percebe a piada aqui está a resposta:


Já conseguem perceber qual a imagem dos portugueses neste filme? Pronto, tenho dito!


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Isto de ser emigrante... La Cage Dorée - o filme

Não é por ser emigrante que tenho a opinião que tenho deste filme.
Não quero saber se o senhor que "pariu esta cria" é filho de emigrantes concierges ou pedreiros, aquilo que sei é que este tipo de filme fácil, caricatural e tudo mais o que lhe queiram chamar, a mim enerva-me, chateia-me e lá no fundo até me deixa triste por ser apenas a imagem que muitas pessoas ainda fazem dos portugueses.

Tenho plena consciência que este filme é a imagem mais marcada dos portugueses, mas não deviamos acabar com ela por não ser mais a imagem dos emigrantes de HOJE?

Cansa-me passar a vida a ter que explicar a toda a gente que a emigração de hoje não é mais aquele grupo de mulheres das limpezas nem aqueles trolhas que assobiam quando uma miúda passa.
Não estou aqui a desvalorizar ninguém, nem profissão alguma, apenas não sou hipócrita para dizer que é tudo a mesma coisa. Não, não é, e se têm dúvidas pensem, se vos oferecerem um trabalho de empregada de limpezas e outro de professora (quem diz professora diz qualquer outro com mais reconhecimento) qual dos dois escolhem? Pois...

Não usamos bata a toda a hora, não temos uma casa antiquada cheia de crucifixos, não não me identifico nada, nadinha com esta imagem da "comunidade portuguesa" como dizem ser este filme!

Resta dar os parabéns aos actores protugueses que têm mais uma oportunidade de reconhecimento internacional. Sim, que pelas bandas dos francius isto está a encher páginas de jornais e aqui pela Suiça até na rádio já é notícia... -.-'

Isto faz-me lembrar uma conversa que tive uma vez com a pediatra dos meus filhos em Portugal.
Ela, de nacionalidade portuguesa, na altura a viver e estudar em França, numa festa de um casal amigo, encontrou um casal francês que lhe perguntou de que nacionalidade ela era, ao que ela respondeu "Portuguesa" e eles muito depresso disseram "Ahhh a nossa concierge também é portuguesa", ela como não tem feitio para sorrir e calar ofereceu-lhes um "Ah que engraçado, a minha é francesa".
Tivessemos nós Portugueses, um bocadinho do orgulho francês e iriam buscar, não o emigra tuga, mas sim os nossos grandes cérebros para bons e reconhecidos filmes...

Lá iremos nós ser a risada e os trolhas dos "barrigudos da Europa"...


E não digam que não tenho sentido de humor, que isso é ao gosto de cada um!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O amor que vos tenho...

Não tenho tido muito tempo e porquê? Porque muito trabalho faz com que me sinta extremamente cansada.
Mas agora durante a minha pausa, quis vir partilhar uma coisa que acabei de receber no email mandada pelo meu maridinho, que hoje ficou em casa porque está doente, mas como excelente Pai que é faz o melhor para que os momentos em que fica com os filhos sejam sempre os mais agradáveis.

E aqui está a dedicação dele para agradar aos filhos que o adoram...


E tenho a certeza que vai por um fio de groselha quando estiverem prontos a devorar estes pratinhos!

T.'s sabem aqueles comeres que vocês dirão sempre "fazem parte da minha infância"? Pois tenho a certeza que esta simplicidade fará para sempre parte das vossas memórias, pois ver a vossa felicidade enquanto devoram esta prenda do Pai, é assim qualquer coisa de especial.

E tu L. sabes o quanto me orgulho de ti e de mim por ter a pessoa que tenho ao meu lado não sabes?
Pois sei que sabes!

Beijinho

domingo, 21 de abril de 2013

Enquanto as minhas coisas não chegam #6

Este fim-de-semana o sol apenas brilhou hoje e não foi nada demais, por isso decidimos ficar por casa e continuar a fazer desta casa, a nossa casa.

Já tinhamos começado a dedicação ao nosso corredor/hall de entrada, mas estes dias demos-lhe um ar mais pessoal com aquilo que já tinhamos e também com novos achados.


Esta é a nossa parede do lado esquerdo, a do lado direito ainda aguarda a pérola que espero encontrar, ou então convencer o marido a ajudar a concretizar a ideia que tenho em mente...



Lembram-se do post dos printables que encontro pela net?

A moldura pela qual me apaixonei numa loja em segunda-mão, neste momento adopta um desses printables.
 
E pronto, pedacinho a pedacinho esta casa começa a ter a cara e o cheiro desta minha linda familia...

 
 
Ahhhh e a saga das cadeiras para a minha cozinha continua, tantas mudanças a acontecerem neste ninho, depois partilho tudinho, para que possam acreditar que emigrar não tem de ser "limitado nem desconfortável" e que mesmo com pouco se pode ter tanto!
 
Beijinho

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Primavera também chega às molduras cá de casa

Cá por casa, se há coisa que todos adoram é ter mensagens espalhadas por casa, seja em molduras penduradas, seja no frigorifico ou presas nas molas dos recados.

No quarto dos miúdos gosto de ir mudando conforme a época do ano. E neste momento graças ao pinterest e aos printables que vão partilhando a minha casa está a vestir roupa nova, mais alegre, mais colorida, deixo-vos os novos tesouros!

 
E para o nosso hall de entrada a dar as boas vindas à Primavera, ainda está em estudo, mas estes parecem-me bem:
 
 
 
 
 
E vocês também usam estas impressões para alegrar o vosso ninho?
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Receita - Uma das receitas que mais fazemos por cá...

Portugal tem algo de que sinto muita falta, PEIXE, peixe de muito boa qualidade, que não existe em nenhum dos países onde vivi/vivo!

Tenho umas saudades enormes, de um choco frito, de peixe-espada ou douradas grelhadas, de um pargo no forno...
Quando for a Portugal não são as praias que irei visitar em primeiro lugar, não! Serão sim, as belas esplanadas que servem peixe grelhado em Setúbal!

Por isso e enquanto não chega a altura do peixe por aqui vamo-nos deliciando com carne, a de cavalo ainda não consigo experimentar, mas acho que com a quantidade que por aqui se vende, com o tempo lá terei de me mandar a ela.
Aves, é o tipo de carne que cá por casa mais se consome, e por isso, hoje deixo-vos uma receita que fazemos imensas vezes cá por casa, por ser leve e deliciosa:

Frango com recheio de legumes:

Ingredientes:
  • 4 bifes grandes de frango (eu fiz mais, além de sermos muitos a comer os meus eram pequenos)
  • 2 colheres de sopa de azeite (só usei uma e vão perceber como)
  • 1 alho-francês pequeno
  • 1 courgette pequena
  • 1 dente de alho
  • 4 pés de estragão picado ou tomilho-limão
  • pimenta preta qb
Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Aqueça uma colher de azeite numa caçarola. Adicione o alho-francês e a courgette cortados em cubos pequenos, o alho esmagado e deixe refogar durante 5min., mexendo até amolecerem. retire do lume e misture o estragão ou tomilho-limão e a pimenta.

Não imaginam como gosto do trabalhinho de cortar os alimentos assim pequeninos

Convém que os bifes de frango sejam grandinhos e não muito espessos, para que seja mais fácil enrolar.
Espalhe o recheio sobre cada bife. Enrole, dobrando nas pontas, e feche com palitos molhados. Pincele com com o restante azeite e coloque num tabuleiro. Este passo não o fiz, porque ao levar os bifes recheados ao forno, o azeite que foi usado para cozinhar os legumes ía sair para fora daqueles rolinhos e fazer a sua função.

Sinceramente acho que não há segredo para enrolar isto, é fazer o melhor possivel como sempre e ter muitos palitos à mão.

Coloque no forno durante 30-35min. até que os sucos corram claros quando picar a carne. Quando estiver pronto, retire os palitos e corte cada pedaço em fatias.

Ahahah não se riam da quantidade de palitos


E aqui já nos pratinhos, para eles arroz branco com a mistura de alho-francês e courgette que sobrou, eles gostaram :)
Para mim, uma das coisas que descobri há pouco tempo e adoro, tomate e cebola na chapa. Não é o melhor aspecto, mas o tomate assim faz-me lembrar o que de bom tive numa infância curta, o doce de tomate da minha ama, é tal e qual. E a cebola, faz-me lembrar aquelas cebolinhas pequeninas, docinhas que só visto.


Espero que gostem!
Beijinho

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Suiça vs Portugal

É verdade, é a minha primeira vez doente na Suiça e a descoberta merece um post. Estou doente desde terça-feira à noite e hoje de manhã fui à clinica onde está o meu primeiro médico de familia na Suiça, quarenta e cinco minutos depois saí do consultório com a receita dos medicamentos na mão. Mas este não é o assunto deste post!
Isto tudo para vos dizer que entro na farmácia, entrego os meus papelitos e depois de me entregar tudinho eu digo-lhe "aceitam cartões multibanco?" E perguntei pelo simples facto de que o terminal estava escondido atrás de umas embalagens de créme para as mãos.
Ao que a farmacêutica me responde "Mas vai pagar agora?!?!" Eu com a minha maior cara de parva respondo "Claro", como se fosse óbvio.
Pois que para eles, Suiços, não é nada óbvio, pois por estas bandas é comum ir buscar a medicação e enviarem a factura para casa.
Provavelmente algumas pessoas dirão "E???", ao que eu respondo "Sabem quantas pessoas em Portugal deixam de ir à farmàcia no momento em que o médico passa a receita  porque não têm dinheiro?" É nestas coisas que eu vejo as grandes diferenças nos países!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Todos pedem calor

Mas eu tenho é saudades de olhar lá para fora e ver isto:




 
Volta neve, volta rápido e manda o o céu limpo e o sol brilhar em Portugal que eles querem muito!

domingo, 7 de abril de 2013

Enquanto as minhas coisas não chegam #5

Esta semana foi tempo de acabar aquilo que começámos aqui...
Lembram-se deste móvel que encontrei na déchèterie?


Quando o encontrei, sabia perfeitamente onde o haveria de por, a casa-de-banho desta casa não tem grande arrumação, apenas uma "farmácia" por cima do lavatório. Para mim é essencial as toalhas de mão, o papel higiénico, o gel-duche, o champô e produtos de stock ligados à casa-de-banho estarem na... casa-de-banho claro!

Por isso mesmo metemos mãos à obra, ele reparou aqueles arranhões, cortou o essencial para encaixar o tubo do lavatório, pintámos de branco, excepto os pés e como tinha comprado uma moldura para a casa-de-banho (sim, que foi coisa que sempre gostei de ter na casa-de-banho) que combina na perfeição com a "toalha plastificada" que comprei a metro decidimos utilizá-la mais uma vez!

A nossa primeira cortina de banho será mudada, não para já porque ando a "construir" uma ideia e ver se a consigo por em prática...
Em relação às fotos que faltam na moldura, serão fotos da nossa familia que ainda estão por imprimir.
Mas a seu tempo aparecerão.

Espero que gostem.


Ahhhh e decidi trazer a Primavera também aqui a esta casa, que acham? A minha dúvida é mesmo a letra, quero a vossa opinião sff!

 Beijinho

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Porque sim...

Desde há uns dias para cá que tenho vontade de te contar uma coisinha… Ando cheia de medo de te perder, às vezes dou por mim com vontade de chorar porque penso no que será de mim se um dia me faltares.  Prefiro não pensar, mas às vezes é inevitável. Tudo isto para te dizer que se este medo me invade é porque te amo, é porque apesar de todos os maus momentos que já vivemos eu continuo a olhar para ti como a pessoa que me deu vida, não foi a minha mãe que me pariu, o meu pai que me fez que me mostrou o que é viver. Foste tu, quem um dia me apareceu à frente e me mostrou que a vida é só uma, que nem sempre é fácil, mas que vale muito a pena vivê-la enquanto cá andamos. E por tudo isso amo a pessoa que és, apaixonei-me por ti e não foste nem nunca serás apenas um homem.

És tudo e deste-me tudo aquilo que um dia eu pensei ser impossivel, uma vida, uma familia, a vontade de viver.

Não gosto muito de falar destas coisas, porque me sinto frágil e gosto sempre de parecer a « cabra » do sitio, por isso, é para mim mais fácil "dizer-te" isto tudo e agradecer-te através da escrita !

Não sei muito bem como te encarar logo à tarde, mas em todo o caso, sei que precisava dizer-te isto e que tu também tinhas de sabê-lo.

 
T's é assim que quero que sejam sempre, muito felizes como estes pais que têm (que sorte a vossa hein?!).

Quando o velho me faz feliz!

Isto poderia querer dizer muita coisa, mas quer apenas dizer que as nossas conquistas na déchèterie me fazem muito feliz.
Vão perdoar-me mas quando fui tirar fotos já o meu L. tinha posto mãos à obra.

Um móvel de duas portas, com uns pézinhos que eu achei um miminho, apesar das mazelas, eu sabia onde o iria por.
A mesa, essa, apareceu-me à frente, sorriu para mim e eu emocionei-me por ter encontrado ali, a custo zero, a mesa que eu tanto queria para fazer aquilo que sempre desejei. Passar de uma mesa de madeira, castanha, sem graça, a uma romântica e linda mesa conjugando o branco com a madeira.

Apesar de quatro homens cá em casa, eles adoram que a única mulher da vida deles, leia-se eu traga o lado calmo e romântico a esta casa.

Deixo-vos um cheirinho, porque o resultado final, esse, ainda vão ter de esperar :)

Não é dificil de adivinhar onde cada peça irá pois não?
Graças ao trabalho avanço da minha metade!



Prometo que o resultado final está para breve, muito breve!

E mais uma vez tenho a certeza de que com pouco nós somos felizes, nós chegamos sempre onde queremos e que tudo na vida tem uma segunda oportunidade!

E aqui estou eu, a olhar para vocês, os meus meninos, entretidissimos com um conjunto de legos comprados na nossa loja de segunda-mão e vê-se nesses olhos maravilhosos que vocês são felizes assim com a vida que temos.

Beijinho

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Emigrar para a Suiça #2

Cá estou eu de novo para poder esclarecer mais umas questões acerca do grande passo que é emigrar para a Suiça.
Tal como tinha prometido no post anterior, hoje deixo-vos algumas informações acerca dos tipos de autorizações de residência na Suiça.

Depois de algumas pesquisas e de muita informação errada que encontrei pela internet, encontrei uma tabela que resume bem aquilo que por cá existe, apenas quero aqui explicar a informação acerca do Permis B (com ou sem remuneração), pois para o obter tem que existir um contrato de trabalho, ou seja, uma actividade remunerada OU se um dos parceiros tiver este permis e um rendimento que permita a subsitência dos dois (estudo feito pelas autoridades cantonais após apresentação de pedido):

 
Qualquer dúvida acerca do quadro ou questão, estejam à vontade, que trabalho não tenho mas qualquer informação que necessitem é só dizer.

Acerca das agências de trabalho temporário que pela Suiça são muitas, apenas queria salvaguardar as pessoas de que temporário é temporário e que NÃO emigrem apenas por um contrato que pode acabar já amanhã se o cliente dessa agência já não precisar de vós acabou ali o vosso meio de subsistência, ou seja, aquela agência não tem qualquer compromisso convosco. Além do mais e claro que há excepções, são raros os patrões que passam pessoas que recrutaram através de agências de trabalho temporário directamente para a empresa, com contrato de longa duração que vos permitiria de ter documentos e uma situação mais estável.

Emigrar sim, mas com cabeça :) E nada de aparecerem com 50€ no bolso para começarem uma nova vida na Suiça... Não preciso explicar pois não?


Beijinho